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  • Explicando os termos SEO
Explicando os termos SEO

Se você é um empresário que está buscando otimizar sua presença online, ou se você trabalha com marketing digital, ou se de alguma forma você esbarra nas estratégias de SEO você já deve ter se desesperado com os vários termos específicos da área, não é mesmo?

Por isso, selecionamos algumas terminologias técnicas para ajudar quem ainda está se familiarizando com as estratégias SEO e SEM, confira:

ALGORITIMO : é um conjunto de regras usado por um site de busca na classificação e posicionamento das páginas contidas em seu banco de dados.

BACKLINK : links em sites terceiros que apontam para uma página de um site.

CRAWLER : também conhecido como Spider ou Bot, é um robô usado pelos buscadores para encontrar e indexar páginas de um site.

INDEXAÇÃO : é o processo de é o processo de adição de conteúdo encontrado na Internet (dos motores de busca).

KEYWORDS : são as palavras ou expressões utilizadas nas buscas nos search engines e por isso devem aparecer dentro dos sites também.

LANDING PAGE :  é a página que o usuário chega no site quando clica em um anúncio ou resultado de busca, por exemplo.

LINKBAIT : é a prática de criar peças que estimulem o compartilhamento dos usuários.

LINK BUIDING : é o nome dado à prática de reunir o máximo de links que apontam para um site, como, por exemplo, backlinks ou anúncios.

LONG TAIL : conjunto de keywords (palavras-chave) que são mais específicas, ou seja, que são muito extensas.

META TAGS : são informações colocadas em uma página HTML que informam aos robôs de busca algumas características da pagina, por exemplo, nome (title tag), o conteúdo (description) ou as keywords desta página.

NOFOLLOW : é utilizado para avisar aos mecanismos de buscar para não darem relevancia para determinado link de uma pagina, nem para o PageRank e nem para o algoritimo de busca.

ON PAGE : é o conjunto de técnicas e estratégias de SEO voltado a solucionar questões de relação direta com o site (conteúdo, meta tags, títulos, arquitetura, código fonte e outros).

OFF PAGE : é o conjunto de técnicas e estratégias de SEO voltado a ações de Link Bulding.

PAGERANK: é uma nota utilizada pela ferramenta de busca Google para posicionar websites entre os resultados de suas buscas

SERP : São as páginas dos sites de busca que listam as respostas a uma busca de um usuário.

SITEMAP : é um arquivo com uma lista de links de onde se pode alcançar todas as páginas de um site.

TEXTO ÂNCORA : é o texto usado para criar um link.

 

Por Daniele Oliveira

  • Qual o real papel das Landing Pages?
Qual o real papel das Landing Pages?

Uma das estratégias mais importantes do marketing digital é a criação das páginas de conversão, ou também conhecidas como landing pages, mas qual é a verdadeira função dessas páginas e por que elas são tão importantes como estratégias de marketing?

Antes de responder essas perguntas, é preciso entender o que é conversão.

               Dentro do marketing digital, a conversão é uma das métricas mais importantes para se conseguir chegar ao objetivo final.  Dentro dos sites, as conversões podem ser diretas e indiretas. Resumidamente, as conversões diretas acontecem quando o usuário realiza uma ação dentro da internet, como a compra de um produto. Já a conversão indireta é quando o usuário oferece algumas informações em troca de serviços gratuitos, como deixar o e-mail para ter um e-book, esse tipo de conversão trabalha para captar usuários para tentar torna-los clientes no futuro.

               Sendo assim, quando se cria uma campanha (principalmente uma campanha no Google Adwords) um dos principais objetivos é o aumento de conversões e as landing pages são exelentes para isso. Pois, uma Landing Page é uma página de entrada, que geralmente é criada com conteúdo definido para os obejtivos de uma campanha, pois a landing page é a página que o visitante irá entrar quando clicar em um link, seja por busca orgânica, anúncios do Google Adwords, banners ou outros links.

Mas porque a Landing Page é importante para as campanhas online?

- Pois é uma página totalmente nova e otimizada para onde será redirecionada a campanha Adwords.

- Seu conteúdo é direcionado ao objetivo das campanhas, como: promoções, ofertas, captação de e-mails, etc. E isso faz com que a taxa de conversão seja maior, pois é mais relevante ao usuário.

- Aumenta a Quality Score (qualificação do anúncio) e com isso abaixa o custo da campanha em geral, pois o custo das keywords abaixam quando a relação landing page campanha é mais relevante para o usuário

- A landing page conta como link externo que aponta para o site, portanto se torna um backlink para o mesmo.

- Quanto mais o conteúdo da landing page for relevante em relação ao conteúdo do anúncio, melhor vai ser a visibilidade do anúncio no Google, ou seja, quanto mais relacionados forem os textos do anúncio com a página de redirecionamento, melhor. E o clique por impressão também será reduzido.

               Ou seja, quando o usuário digita tênis, por exemplo, no Google, vê um anúncio e clica nele, o ideal é que esse anúncio seja direcionado para o local onde está o tênis e não uma página genérica como a homepage.

               Portanto, as landing pages normalmente são páginas que contêm somente a informação que é necessária para cada objetivo de cada campanha. Isso aumenta a probabilidade de que a conversão seja feita com sucesso e que o usuário cumpra a ação exposta a ele. Quanto menos distração ele tiver, maior a probabilidade de uma conversão bem sucedida.

 

Por Larissa Queiroz e Daniele Oliveira

  • Erros que as empresas não podem cometer nas redes sociais
Erros que as empresas não podem cometer nas redes sociais

Atualmente, a maior parte das empresas já adotou as redes sociais como plataforma de comunicação de sua marca, e isso por um simples motivo: a grande maioria das pessoas, sendo seu cliente ou não estão inseridas dentro das redes.

Mas, por ser um meio de comunicação novo, ainda estamos aprendendo sobre ele, porém isso não é desculpa. Cada marca é uma marca, mas alguns erros já são conhecidos e devem ser evitados.

Por isso, separamos 5 erros mais comuns cometidos pelas empresas, que você não pode mais cometer:

- Relacionamentos de curto prazo: é importante usar esse canal de comunicação para se relacionar com o público da sua marca, mas, além disso, é importante leva-los para seu mailing. Não usar as redes sociais para a captação do seu público, e potêncial cliente, faz com que o relacionamento empresa – cliente seja de curto prazo ao invés de se tornar um relacionamento longo e duradouro. Uma boa forma de conseguir captar informações dos usuários é oferecê-lo algo e em troca disso ele disponibilizará informações que podem ser trabalhadas pelo marketing da empresa.

- Pouca interação: por estar presente nas redes sociais, sua marca está sucetiva a comentários positivos e negativos. Quando uma pessoa começa uma interação geralmente ela espera que sua presença seja notada e valorizada pela marca. Por isso, além de estar atento às interações dos usuários dentro de suas redes sociais, é importante também interagir com eles, responder, curtir e comentar, com isso sua marca mostra que está presente e que a opinião dos usuários é importante.

- Presente em todos os lugares: sim, quanto mais canais melhor! Mas se não conseguir estar presente em todas as mídias sociais é preferível que escolha algumas delas para que consiga trabalhar sua presença e suas interações para que sua mensagem seja passada da melhor forma à seus usuários.

- Gerir as mídias sociais da mesma forma que outros meios : todo novo meio de comunicação é um pouco de outro meio, mas de forma diferente e complementar. Por exemplo, na redes sociais é possível integrar imagem, som e texto, assim como na TV, mas na TV não é possível obter comentários, links, etc. Mesmo assim, ambas podem passar a mesma mensagem, mas a maneira como isso será feito e seu feedback será diferente em cada uma delas. Dessa forma, além do conteúdo das redes sociais ser diferente dos demais meios de comunicação, eles podem ser complementares despertando mais desejo pela marca, é o que chamamos de narrativa transmidiática.

- Comprar seguidores: há marcas dentro das redes sociais que, via publicidade na internet, compram seguidores ao invés de contruir um público fiel e presente, por isso, não se preocupe tanto com o número de seguidores que a sua empresa tem nas redes sociais. É melhor ter poucos seguidores fiéis do que muitos que não prestam tanta atenção assim no seu conteúdo.

 

Por Larissa Queiroz e Daniele Oliveira

  • Por que contratar uma agência de comunicação digital?
Por que contratar uma agência de comunicação digital?

A internet é uma rede aberta e colaborativa com múltiplas possibilidades de comunicação e informação, por isso, promover um negócio nunca foi tão inovador e com tanto alcance potencial.Nesse sentido, o que muda agora na era do marketing digital não é o marketing, mas sim as plataformas para o fazê-lo e as ferramentas usadas para o desenvolvimento do marketing digital estão disponibilizadas na própria internet.

Mas então, por que contratar uma agência de comunicação digital?

Para responder essa pergunta primeiro temos que responder a pergunta: o que é uma agência digital?

Uma agência de comunicação digital é uma empresa onde você encontra todos os profissionais com expertises para desenvolverem uma boa comunicação no mundo digital. Eles trabalham diariamente com diferentes casos de diversas empresas, por isso, esses profissionais carregam esperiências do desenvolvimento mercadológico e da comunicação publicitária online de vários setores da economia.

Os profissionais de uma agência digital geralmente são formados nas áreas relacionadas à comunicação social, administração, marketing, desenvolvimento de web, design gráfico, informática, entre outras. Portanto estão capacitados para desenvolverem e gerirem campanhas comunicacionais tanto online quanto offline. Mas geralmente as agências são especializadas em determinado assunto, como o marketing digital.

Os serviços oferecidos pelas agências de marketing e comunicação digital geralmente são :

- Criação e desenvolvimento de sites: criação de websites com design e conteúdo personalizados para cada cliente, como criação de sites para empresas, criação de sites e-commerce, sites gerenciáveis, criação de sites responsivos (adaptável a todos tipos de telas), landing pages, etc.

- SEM (Search Engine Marketing): gestão do marketing de busca.

- Otimização de SEO (Search Engine Optimization): otimização de sites nas páginas de busca, como o SEO Google, que é a otimização do posicionamento do site nas pesquisas Google. Essa otimização inclui otimizações técnicas e de web analytics.

- Gestão de redes sociais: gerenciar o perfil de uma marca, com conteúdo relevante, interação e gestão de possíveis crises.

- Desenvolvimento de campanhas em mídias digitais: análise concorrencial, de mercado e planejamento estratégico para cada cliente. 

- Links patrocinados: gestão de publicidade online paga, como o Google Adwords.

- Inbound marketing: marketing através do conteúdo. 

- Email marketing: estratégias de marketing através da comunicação por e-mails.

- Peças gráficas digitais: logomarca, banners, newsletters, etc.

Dessa forma é possível ver que há diversas formas de se fazer marketing na internet e gerenciar todos os meios de comunicação de uma empresa pode não ser tão fácil e nem simples. Portanto, contratando uma agência com foco na comunicação digital os esforços da empresa estarão voltados para os produtos e serviços, enquanto a agência ficará responsável pelas campanhas de captação e retenção de clientes online e também pelo budget aplicado a elas. Assim ambas trabalham em conjunto para posicionar a identidade da marca e ficar na frente dos concorrentes.

 

Por Daniele Oliveira

  • Principais características do CTA
Principais características do CTA

O que é o chamado CTA? O CTA é a sigla para a palavra “call-to-action”, que significa “chamada para ação”, ou seja, são os mais variados tipos de links que levam os usuários dos sites a realizar ações dentro do mesmo.

O CTA é de suma importância por conta da usabilidade que ele traz ao usuário, facilitando sua navegação dentro da página e, por causa disso eles devem ser claros e objetivos, além de terem uma forte relação com a proposta dada ao usuário.

Já sabendo que o CTA é importante para a empresa, qual é a melhor forma de criar essas ações para atrair cada vez mais usuários? Vamos apontar dois dos principais pontos.

1 – Pesquisa
Pesquisar e entender o que os usuários
desejam é o ponto chave para a criação de CTA’s perfeitas. Primeiro deve-se entender como os usuários chegaram ao seu site e o que eles estão realmente procurando.

2 – Especificidade
Textos bem específicos.
Textos curtos e auto-explicativos são mais atrativos para os usuários que estão lendo, por isso, foque sempre na especificidade na hora de criar suas ações.

Montar calls-to-actions atrativos ajuda na conversão de sites e também de blogs, sendo uma das principais características de SEO para as empresas. É uma técnica que não demanda muito esforço nem ferramentas difíceis, basta pesquisar e entender sobre o usuário, ser específico nas suas ações e fazer tudo para que, no fim, seu site possa melhorar cada vez mais.

Por Larissa Queiroz

  •  Quais são as principais métricas de marketing digital para sites e-commerce?
Quais são as principais métricas de marketing digital para sites e-commerce?

Que o marketing digital é essencial para empresas que possuem sites de e-commerce, isso não né novidade para ninguém, mas, quais são as métricas de marketing digital para o e-commerce que as empresas devem sempre acompanhar?

Vamos mostrar abaixo algumas métricas que são essenciais e que devem ser analisadas para acompanhar as performances de ações de marketing para obter, no fim, um resultado positivo para a empresa.

1 -  Funil de vendas
O funil de vendas deve ser o primeiro item de marketing digital a ser analisado, pois é ele que vai te mostrar como está o andamento do seu e-commerce. O funil é feito basicamente de quatro etapas, sendo elas, visitantes, usuários ativos e clientes, respectivamente. Analisando o funil é possível ver em qual etapa a empresa deve se programar para agir.

2 – Receita média
A importância de se calcular a receita média por usuário é para saber qual e quanto de retorno cada usuário do seu site traz para o mesmo, podendo, assim, elaborar ideias para uma melhor otimização do seu e-commerce.

3 – Engajamento
É a relação que você constrói com o seu cliente, ou seja, com os usuários da seu comércio online. O engajamento serve não só para criar e manter um relacionamento com o usuário, mas também para que ele compartilhe a informação para demais pessoas, e, acabe se tornando um cliente fiel.

4 – Ouça opiniões
Escutar as opiniões dos usuários do seu e-commerce é de suma importância. Preste atenção sobre o que estão falando do seu site não só nele mas também pelas redes sociais, usando ferramentas como o Google Analytics, por exemplo. Quando o feedback é dado da empresa para o cliente, seu nome fica marcado na mente do consumidor.

Responder à duvidas e reclamações, proporcionar soluções para problemas e agradecer elogios faz com que a empresa crie um bom relacionamento com seus clientes, fidelizando-os cada vez mais.

Por Larissa Queiroz

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