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  • Erros do e-mail marketing que podem estar diminuindo o alcance de suas campanhas
Erros do e-mail marketing que podem estar diminuindo o alcance de suas campanhas

O envio de e-mail marketing não é uma tarefa complicada, mas, se não for escrito e enviado de maneira correta, pode vir a acarretar problemas para o bom funcionamento da comunicação da empresa, indo desde problemas internos à problemas externos, tais como a diminuição do alcance de campanhas da empresa, por exemplo.

Vamos listar abaixo alguns dos principais erros que as empresas cometem na hora de trabalhar com e-mail marketing.

1- Texto do assunto é longo demais

O texto do assunto será o primeiro que a pessoa que receber o e-mail vai ver, por isso, faça com que, logo no título do e-mail, a pessoa que o está recebendo já capte sua mensagem. Não se estenda, seja curto e direto, criando um título interessante, caso contrário, seu e-mail pode não ser visto.

2- Não oferecimento de valorização para o cliente

O envio de vários e-mails pode acarretar inúmeros problemas, e, um dos principais, é a não valorização do cliente. Quando o cliente começa a receber muitos e-mails com o mesmo assunto, porém, sem ter o que ele procura, não adianta. É preciso criar valor para o cliente, para que o alcance da campanha seja eficaz.

3- O corpo do texto só possui imagens

Atualmente, o envio somente de imagens em e-mails está acarretando problemas como o bloqueio do servidor, logo, quando sua mensagem for entregue, e, no corpo do texto só houver imagens, ou irão diretamente para a caixa de spam, ou necessitarão de autorização do destinatário para abrir a imagem, e isso muitas vezes pode afastar essa pessoa, já que o conteúdo não foi exposto de forma eficaz.

Ao mesmo tempo que só uma imagem pode trazer problemas, muitas imagens também podem. Lembre-se que o e-mail marketing é uma forma de aumentar o alcance da sua campanha em forma de engajamento com o cliente.

4- Frequência de envio

Como dito no tópico acima, o muito não é a solução e o pouco também não. O envio diário de e-mails irá encher a caixa de entrada do destinatário, gerando a perturbação do mesmo, então, ao invés de enviar vários e-mails sem conteúdo, envie poucos, em menor frequência, mas que tenham conteúdo relevante para a pessoa que irá recebe-lo.

Assim como enviar e-mails demais é ruim, o envio de pouquíssimos e-mails também não é bom para o alcance da sua campanha, pois isso pode acabar não gerando relacionamento com o cliente.

5- Possuir somente uma campanha de e-mail marketing ativa

Enviar o mesmo e-mail com o mesmo conteúdo para o seu mailing todos os dias é erro de principiante, por isso, atualize sempre a sua mensagem sem perder o verdadeiro foco para com o cliente. Assim você conseguirá construir relacionamento e sua campanha terá o alcance esperado.

6- Não monitorar a campanha

De nada adianta a teoria sem a prática, por isso, o monitoramento e otimização de suas campanhas de e-mail marketing são essenciais para saber se está dando tudo certo ou não, para isso, a utilização de KPI’s é muito importante, pois são eles que fornecem os dados e informações da sua campanha pelo e-mail marketing.

Além de conhecer as métricas, é importante pegar o hábito de sempre analisá-las para que possa ter um impacto positivo na sua campanha.

As principais medições para o e-mail marketing são:
- taxa de crescimento, que é onde se vê o percentual de novos e-mails;

- taxa de cliques, que é onde se mede o retorno da campanha através do número de cliques do link;

- taxa de conversões, que é onde são medidos os destinatários que geraram leads para a campanha.

Por Larissa Queiroz

  • Qual o real papel das Landing Pages?
Qual o real papel das Landing Pages?

Uma das estratégias mais importantes do marketing digital é a criação das páginas de conversão, ou também conhecidas como landing pages, mas qual é a verdadeira função dessas páginas e por que elas são tão importantes como estratégias de marketing?

Antes de responder essas perguntas, é preciso entender o que é conversão.

               Dentro do marketing digital, a conversão é uma das métricas mais importantes para se conseguir chegar ao objetivo final.  Dentro dos sites, as conversões podem ser diretas e indiretas. Resumidamente, as conversões diretas acontecem quando o usuário realiza uma ação dentro da internet, como a compra de um produto. Já a conversão indireta é quando o usuário oferece algumas informações em troca de serviços gratuitos, como deixar o e-mail para ter um e-book, esse tipo de conversão trabalha para captar usuários para tentar torna-los clientes no futuro.

               Sendo assim, quando se cria uma campanha (principalmente uma campanha no Google Adwords) um dos principais objetivos é o aumento de conversões e as landing pages são exelentes para isso. Pois, uma Landing Page é uma página de entrada, que geralmente é criada com conteúdo definido para os obejtivos de uma campanha, pois a landing page é a página que o visitante irá entrar quando clicar em um link, seja por busca orgânica, anúncios do Google Adwords, banners ou outros links.

Mas porque a Landing Page é importante para as campanhas online?

- Pois é uma página totalmente nova e otimizada para onde será redirecionada a campanha Adwords.

- Seu conteúdo é direcionado ao objetivo das campanhas, como: promoções, ofertas, captação de e-mails, etc. E isso faz com que a taxa de conversão seja maior, pois é mais relevante ao usuário.

- Aumenta a Quality Score (qualificação do anúncio) e com isso abaixa o custo da campanha em geral, pois o custo das keywords abaixam quando a relação landing page campanha é mais relevante para o usuário

- A landing page conta como link externo que aponta para o site, portanto se torna um backlink para o mesmo.

- Quanto mais o conteúdo da landing page for relevante em relação ao conteúdo do anúncio, melhor vai ser a visibilidade do anúncio no Google, ou seja, quanto mais relacionados forem os textos do anúncio com a página de redirecionamento, melhor. E o clique por impressão também será reduzido.

               Ou seja, quando o usuário digita tênis, por exemplo, no Google, vê um anúncio e clica nele, o ideal é que esse anúncio seja direcionado para o local onde está o tênis e não uma página genérica como a homepage.

               Portanto, as landing pages normalmente são páginas que contêm somente a informação que é necessária para cada objetivo de cada campanha. Isso aumenta a probabilidade de que a conversão seja feita com sucesso e que o usuário cumpra a ação exposta a ele. Quanto menos distração ele tiver, maior a probabilidade de uma conversão bem sucedida.

 

Por Larissa Queiroz e Daniele Oliveira

  • Erros que as empresas não podem cometer nas redes sociais
Erros que as empresas não podem cometer nas redes sociais

Atualmente, a maior parte das empresas já adotou as redes sociais como plataforma de comunicação de sua marca, e isso por um simples motivo: a grande maioria das pessoas, sendo seu cliente ou não estão inseridas dentro das redes.

Mas, por ser um meio de comunicação novo, ainda estamos aprendendo sobre ele, porém isso não é desculpa. Cada marca é uma marca, mas alguns erros já são conhecidos e devem ser evitados.

Por isso, separamos 5 erros mais comuns cometidos pelas empresas, que você não pode mais cometer:

- Relacionamentos de curto prazo: é importante usar esse canal de comunicação para se relacionar com o público da sua marca, mas, além disso, é importante leva-los para seu mailing. Não usar as redes sociais para a captação do seu público, e potêncial cliente, faz com que o relacionamento empresa – cliente seja de curto prazo ao invés de se tornar um relacionamento longo e duradouro. Uma boa forma de conseguir captar informações dos usuários é oferecê-lo algo e em troca disso ele disponibilizará informações que podem ser trabalhadas pelo marketing da empresa.

- Pouca interação: por estar presente nas redes sociais, sua marca está sucetiva a comentários positivos e negativos. Quando uma pessoa começa uma interação geralmente ela espera que sua presença seja notada e valorizada pela marca. Por isso, além de estar atento às interações dos usuários dentro de suas redes sociais, é importante também interagir com eles, responder, curtir e comentar, com isso sua marca mostra que está presente e que a opinião dos usuários é importante.

- Presente em todos os lugares: sim, quanto mais canais melhor! Mas se não conseguir estar presente em todas as mídias sociais é preferível que escolha algumas delas para que consiga trabalhar sua presença e suas interações para que sua mensagem seja passada da melhor forma à seus usuários.

- Gerir as mídias sociais da mesma forma que outros meios : todo novo meio de comunicação é um pouco de outro meio, mas de forma diferente e complementar. Por exemplo, na redes sociais é possível integrar imagem, som e texto, assim como na TV, mas na TV não é possível obter comentários, links, etc. Mesmo assim, ambas podem passar a mesma mensagem, mas a maneira como isso será feito e seu feedback será diferente em cada uma delas. Dessa forma, além do conteúdo das redes sociais ser diferente dos demais meios de comunicação, eles podem ser complementares despertando mais desejo pela marca, é o que chamamos de narrativa transmidiática.

- Comprar seguidores: há marcas dentro das redes sociais que, via publicidade na internet, compram seguidores ao invés de contruir um público fiel e presente, por isso, não se preocupe tanto com o número de seguidores que a sua empresa tem nas redes sociais. É melhor ter poucos seguidores fiéis do que muitos que não prestam tanta atenção assim no seu conteúdo.

 

Por Larissa Queiroz e Daniele Oliveira

  • Keyword Position Checker
Keyword Position Checker

A ferramenta SEO Keyword Position Checker verifica o posicionamento das palavras-chave do seu site no Google. Basta digitar seu domínio, a palavra-chave que deseja conhecer a posição e escolher até onde a ferramenta SEO deve buscar aquela keyword no Google.

Para que suas keywords sejam posicionadas no Google é preciso que elas aparecem dentro do conteúdo do site, pois é ali que ficam as informações que as pessoas estão buscando.

Como já falamos aqui, as keywords são importantes no desenvolvimento SEO dos sites, pois elas são as palavras que os internautas estão digitando no Google na hora de pesquisar por algo.  Mas ao contrário do que muitos pensam, as keywords importantes não são aquelas das meta-keywords colocadas pelo web designer no código HTM. Na realidade, pelo mal uso dessa tag, o Google quase não considera mais esse algaritimo para analisar e posicionar um site. As keywords mais importantes para o Google são aquelas distribuídas no conteúdo do site.

Com essa ferramenta SEO é possível verificar quais keywords já estão indexadas no google e em qual posição elas estão aparecendo quando um usuário realiza uma busca com aquela palavra-chave. Veja agora como suas palavras-chave estão posicionadas no Google.

Ainda não sabe definir as melhores keywords para seu negócio? Veja o nossa ferramenta Keyword Suggestion Tool

Por Daniele Oliveira

  • Benefícios da publicidade mobile
Benefícios da publicidade mobile

O consumo de conteúdo através dos smartphones já é grande e tende a aumentar cada vez mais, só no Brasil o número de pessoas que usam esses aparelhos para navegar na internet alcançou um patamar de 76,1 milhões no terceiro trimestre de 2015, veja nossa matéria completa sobre o uso de smartphones no Brasil (http://chani.com.br/artigo.php?a=uso-de-smartphones-no-brasil)

Por isso, investir em marketing mobile é o presente e o futuro. Confira os principais benefícios da publicidade mobile:

Segmentação

Com certeza é um dos maiores benefícios, pois garante múltiplas informações sobre os usuários. Desde o gênero até a operadora utilizada para acessar a internet, somadas à geolocalização, permitindo um alto grau de acertividade do target e o investimento correto.

Conecção a todo tempo

Os dispositivos mobile estão quase que o tempo todo junto com seus usuários e não competem com outras mídias, pois elas não substituem umas as outras, elas se completam, formando os arranjos midiáticos. O conteúdo agora é consumido em diversas plataformas e continuamente.

Interatividade

A internet e os disposivos tecnológicos associados a ela permitem uma gama quase infinita de interações entre homem e aparelho, isso permite que as publicidades mobiles dependam da criatividade. Portanto, podem ir desde um banner em um aplicativo, até recursos mais avançados como vídeo, audio, jogos ou outros elementos que incentivam os espectadores a interagir e se envolver com o conteúdo.

Redução de Custos

Esse benefícios apresentados até agora comparados com outras mídias, como a off-line, por exemplo, tendem a fazer o mobile ter o custo reduzido, pois as off-line são mais trabalhosas, caras e possuem mais barreiras para consequir atingir o público.

Mensuração

Assim como é possível segmentar melhor o público, também é mais fácil mensurar o feedback das campanhas e determinar melhores estratégias.

Por Larissa Queiroz

  • Principais características do CTA
Principais características do CTA

O que é o chamado CTA? O CTA é a sigla para a palavra “call-to-action”, que significa “chamada para ação”, ou seja, são os mais variados tipos de links que levam os usuários dos sites a realizar ações dentro do mesmo.

O CTA é de suma importância por conta da usabilidade que ele traz ao usuário, facilitando sua navegação dentro da página e, por causa disso eles devem ser claros e objetivos, além de terem uma forte relação com a proposta dada ao usuário.

Já sabendo que o CTA é importante para a empresa, qual é a melhor forma de criar essas ações para atrair cada vez mais usuários? Vamos apontar dois dos principais pontos.

1 – Pesquisa
Pesquisar e entender o que os usuários
desejam é o ponto chave para a criação de CTA’s perfeitas. Primeiro deve-se entender como os usuários chegaram ao seu site e o que eles estão realmente procurando.

2 – Especificidade
Textos bem específicos.
Textos curtos e auto-explicativos são mais atrativos para os usuários que estão lendo, por isso, foque sempre na especificidade na hora de criar suas ações.

Montar calls-to-actions atrativos ajuda na conversão de sites e também de blogs, sendo uma das principais características de SEO para as empresas. É uma técnica que não demanda muito esforço nem ferramentas difíceis, basta pesquisar e entender sobre o usuário, ser específico nas suas ações e fazer tudo para que, no fim, seu site possa melhorar cada vez mais.

Por Larissa Queiroz

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